Musica, Musica Sacra, Direito Autoral, Propriedade Intelectual e muito mais...

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

COMO DIFERENCIAR CD'S E DVD'S PIRATAS DOS ORIGINAIS

Como diferenciar CDs e DVDs piratas que são vendidos como originais
CDs e DVDs piratas não são vendidos somente em ambulantes. Em 2008, a Associação Antipirataria de Cinema e Música (APCM) recebeu 2.300 denúncias de consumidores que compraram ou alugaram CDs e DVDs pirateados oferecidos como produtos originais, informa Tiago Aguiar, coordenador jurídico da associação. Das denúncias, 25% representavam estabelecimentos comerciais fixos e 28% se referiam a locadoras.


Esta semana, mais um caso de venda irregular de CDs e DVDs foi registrado em Goiânia, onde uma consumidora adquiriu um CD do cantor Amado Batista, pelo valor supostamente promocional de 15,90 reais, e descobriu que o produto era ilegal pelas mãos do próprio artista, ao pedir um autógrafo.


A denúncia levou à apreensão de 3 mil CDs e DVDs ilegais na rede de lojas Som Livre - considerada tradicional em Goiânia - e à prisão do empresário Carlos Gomes, que chegou a presidir uma associação de combate à pirataria de CDs em Goiânia, segundo informações da Delegacia Estadual do Consumidor (Decon) de Goiânia.

Confira três dicas básicas para evitar a compra de um CD ou DVD pirateado:

Cor da mídia
A cor da mídia faz diferença por conta do processo de produção. Segundo Aguiar, na maioria dos casos, o lado de gravação dos dados do produto original é prateado (espelhado) já que após o processo de gravação dos dados a mídia passa por um processo de espelhagem para aprimorar a leitura dos dados pelo laser. Já os produtos piratas são produzidos – mais precisamente queimados – com suportes regraváveis diretamente nas mídias, que geralmente são mais esverdeadas para CDs e da cor roxa para DVDs.

Embalagem
Mesmo se o produto estiver embalado, o consumidor deve observar a estampa da mídia. Na versão original, as mídias são gravadas em um processo de serigrafia, enquanto a maioria dos produtos falsificados exibe o conteúdo impresso em papel e colado na mídia.


Código da IFPI
O processo de prensagem de CDs e DVDs inclui a gravação de um código na parte central da mídia. Ao lado do código no miolo do produto original estão gravadas as letras IFPI, sigla em inglês para Federação Internacional da Indústria Fonográfica.


PC World – Dicas – 25.02.09

Com um moderno estúdio anexo a empresa a Sttilo disponibiliza a todos os seus clientes o serviço de MASTERIZAÇÃO e analise das Matrizes.

MASTERIZAR é a arte de ouvir cuidadosamente uma mixagem completa com o objetivo de apurar e corrigir as deficiências sonoras.


"Um trabalho bem Mixado é como um ótimo par de sapatos, a Masterização é como um bom polimento, que dará brilho e realçará melhor sua sonoridade por completo".


Atualmente a Masterização é uma etapa imprescindível em todo projeto, e saiba você, que Masterizar é muito mais do que apenas girar e pressionar botões: É TAMBÉM UMA ARTE.


Em nosso estúdio concentramos todo o processo de analise das Matrizes que são enviadas por nossos clientes. Todas são verificadas, e finalizadas nos padrões exigidos pela Fábrica. No processo de Masterização analisamos faixa por faixa do projeto, e quando solicitado pelo cliente podemos estar realizando correções como de volumes, equalização, ganhos, etc. A masterização é o toque final no seu CD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário